6 Características do novo Microsoft Edge
A chegada do Microsoft Edge foi uma boa notícia para muita gente, principalmente para os web designers que tinham que desenvolver e adaptar aplicativos, sites, etc para as várias versões do agora aposentado Internet Explorer. A chegada do Windows 10 enterrou definitivamente o IE e a Microsoft desenvolveu a partir do zero o seu novo browser que utiliza o seu próprio motor de renderização. Vamos então conhecer 6 características importantes deste novo navegador, o Edge.
1- Usa o Cortana como assistente de buscas
Cortana é o novo assistente pessoal de buscas inteligentes do Windows 10. Você não só pode usá-lo a partir do menu Iniciar como também está integrado no Edge, para que possa ajudá-lo nas pesquisas rápidas na internet. Se você quiser usar este recurso, vai precisar habilitar o Cortana no sistema em primeiro lugar e depois no Edge em "DEFINIÇÕES" - "VER DEFINIÇÕES AVANÇADAS" ativar a opção "Permitir que o Cortana me auxilie no microsoft Edge". por enquanto o Cortana não está disponível para o idioma Português pelo que não será possível ativa-lo se você se encontra numa região do globo com este idioma.
2- Marcar e escrever notas diretamente nas páginas web
Esta é uma função super útil, que permite que você escreva comentários, notas e marque textos diretamente nas páginas web, bastando para isso clicar em "criar uma nota web" que se encontra na sua barra superior do navegador, com um icon de uma caneta. No final das marcações, anotações, etc. basta guardar nos favoritos ou no one note e da próxima vez que abrir essa página terá as usas anotações nela.
3- Modo Leitura
Se você está a tentar ler algo e acha que a página está cheia de animações, anúncios ou outras interferências que tiram a atenção e a sua concentração da leitura, você pode ativar o modo Leitura e solucionar a falta de atenção. Normalmente a opção só está disponível dentro de um artigo e não na página inicial dos sites.
4- Lista de leituras
Esta ferramenta é também muito útil porque permite você criar uma lista de leitura sem estar associado a outro aplicativo. Interface simples mas resultado eficaz.
5- Botão de partilha integrado no navegador
Agora é possível partilhar qualquer conteúdo em que você se encontra, clicando no botão de partilhas no canto superior direito do navegador. O Painel Compartilhar inclui os aplicativos de compartilhamento de que você tem atualmente ativados que deverá instala-los entrando na windows store.
6- Ressuscitar o Internet Explorer
Esta opção é para aqueles que por alguma razão ficaram com saudades do Internet explorer e queiram continuar a navegar no aposentado navegador, poderá clicar nas opções e "VOILA" ele está de volta!
Conclusão:
O Microsoft Edge está sem dúvida alguma muito mais próximo dos seus concorrentes, tanto na velocidade como nas funções, teremos que esperar algum tempo mais para saber se estará também na popularidade.
Saiba mais sobre o Microsoft Edge.