5 Novidades do Android M
Durante a conferência de abertura do Google I/O 2015 foram anunciadas as novidades do tão esperado Android M, (nome ainda provisório) que deverá estar disponível entre Julho e Setembro deste ano. Aqui poderá conferir algumas das novidades bastante interessantes deste sistema operativo.
Permissões
Esta é uma das mais importantes mudanças no Andoid M, agora o utilizador poderá escolher uma a uma as permissões para os aplicativos, em vez de ser obrigado a aceitar todas as permissões. As permissões serão solicitadas na hora de utilização do aplicativo e não no momento do download. Por exemplo, quando utilizamos o Whatsapp, só precisa de dar permissão de acesso do microfone, se for enviar uma mensagem de audio. Com esta alteração temos mais controle do queremos permitir ou não.
Gestão de bateria
A Google desenvolveu um novo recurso chamado "DOZE", que torna o Android mais inteligente no que se refere à gestão da bateria. Ele usa o sensor de movimento e faz uma análise para saber se existe movimentação significativa, ou se pelo contrário o celular foi deixado sozinho à algúm tempo e neste caso ele reduzirá a actividade de fundo dos aplicativos, para poupar a bateria.
Sistema de Pagamento
Tal como a sea rival Apple, a Google também desenvolveu um sistema de pagamentos chamado Android Pay. Esta função permitirá que os utilizadores pagem as suas compras apenas segurando o seu smartphone junto ao dispositivo de pagamento da loja. Muitas lojas nos Estados Unidos já aderiram a este sistema, prevemos que em breve o sistema será amplamente utilizado no mundo inteiro. O sistema também permite que seja confirmada a operação de pagamento através de impressão digital, nos smartphones preparados para esta função.
Suporte para USB C
O Android M já trás suporte para conexões USB tipo C, o que permite transferência de dados bastante mais rápida que no USB normal.
Cartão micro SD como memória interna
Esta opção é muito bem-vinda para quem não tem smartphones topos de gama e por isso mesmo tem pouca capacidade na memória interna. Agora é possível formatar o cartão micro SD para que se comporte como memória interna do smartphone, o que acaba com os problemas de memória interna cheia.