A origem de 4 personagens dos desenhos animados da infância de todos

Mas poucos sabem a origem desses personagens e em que foram inspirados. O Geração Criativa decidiu investigar e contar-lhe como nasceram 4 dos milhares de personagens que acompanham gerações e gerações.

Popeye

popeye 04Um personagem clássico do livros de quadradinhos criado por Elzie Crisler Segar, um cartoonista americano, em 1929 e cujo nome quer dizer em inglês "Pop eye", olho estourado, ou olho saltando. Popeye é um marinheiro carismático que quando come espinafres fica forte e invencível. Elzie Crisler contou anos depois que se inspirou num homem que conheceu na infância na sua cidade Chester, Illinois, que se chamava "Frank Rocky Fiegel" e era um aposentado cuja função era manter limpo um bar local.
Frank vivia com o olho direito meio fechado, fumava cachimbo e mentia muito. Não parava de contar aventuras imaginárias, gabando-se das proezas de sua força física, garantindo que nunca tinha perdido uma briga. Todas as histórias dele inspiraram Elzie que anos mais tarde criou o marinheiro mais conhecido do mundo. Em 1933 os irmãos Dave e Max Fleischer adaptaram o Popeye para os desenhos animados.
 
Popeye 02
Popeye 01
Popeye 03
 

Super-homem

superman
Ao contrário do que imaginamos, o primeiro personagem Superman criado por Jerry Siegel e Joe Shuster não era um herói, mas sim um vilão na história "The Reign of the Super-Man" (O reino do Superman), cujos poderes psíquicos foram usados para manipular outras pessoas e dominar a humanidade, mas era um fracasso de vendas e os seus autores decidiram colocar o personagem no do lado dos "bons". O Superman teve um processo de criação de 5 anos, de 1933 a 1938 sofrendo várias alterações nas suas características até se tornar o Super-homem que hoje conhecemos, e em 1938 pelas mãos da DC COMICS surgiu a primeira publicação de grande tiragem.
O herói nasceu no planeta Krypton e foi chamado pelos seus pais de Kal-El (que significaria Filho das Estrelas no idioma kryptoniano) e foi mandado para o planeta terra para o proteger de todos os males e vilões. Ao longo de todas estas décadas, o superman sofreu mudanças e atualizações para se adaptar aos novos tempos e públicos. É sem dúvida um dos grandes personagens da história dos desenhos animados.
 
Superman
Superman 02
Superman 03
 

Pica-pau

pica pauO  Woody Woodpecker, nome original em inglês do personagem que todos conhecemos como Pica-pau, nasceu em 1940 pela mão do artista Walter Lantz que estava em lua-de-mel quando teve a ideia genial de criar o Pica-Pau, por conta de um exemplar do pássaro que o atormentou e o divertiu na noite de núpcias, no Lago Sherwood, onde o pássaro passou a noite inteira bicando o telhado do chalé que tinham alugado, não deixando que o casal dormisse. Quando o pássaro foi embora, eles descobriram que o pica-pau tinha feito um monte de buracos no telhado, por onde a chuva começou a entrar, arruinando de uma vez a noite.
 
O primeiro desenho do Pica-pau, tinha o aspeto de um pássaro louco (na versão em espanhol dos desenhos animados o nome é "El Pajaro loco") com uma aparência grotesca e o seu primeiro nome foi "Knock Knock". Inicialmente o Pica-pau era apenas mais um rival do famosíssimo personagem naquela altura Andy Panda e seu pai, que também foram criados por Walter Lantz e sua equipe. Depois de uma primeira rejeição de produção do personagem por parte da Universal Studios, Walter conseguiu convencer o estúdio a produzir a sua criação, tendo sido um sucesso estrondoso como coadjuvante no desenho do Andy Panda, razão pela qual decidiram fazer um desenho onde o pássaro seria o astro. Nesse momento o nome foi alterado para "Woody Woodpecker" o atual Pica-pau. Desde a década dos 40, o Pica-pau sofreu várias alterações no seu aspeto, para se tornar mais atraente, simpático e divertido.
 
Pica Pau 01
Pica Pau 02
Pica Pau 03
 

Mulher Maravilha

mulher maravilhaEsta personagem de uma super-heroína grega dos livros de quadradinhos da DC Comics, foi criada em 1941 pelo Dr. William Moulton Marston e é um dos maiores icons do sexo feminino. A Mulher Maravilha (Wonder Woman, nime original em inglês) é a princesa e Embaixadora das Amazonas da Ilha Paraíso (também conhecida como Temíscira ou Themyscira), filha da rainha das amazonas, Hipólita e foi mandada para o “mundo dos homens” para propagar a paz, sendo a defensora da verdade e da vida na luta entre os homens e o firmamento, entre os mortais e os deuses.
 
O Dr. William descrevia numa entrevista em 1940 que via um potencial educacional nas histórias em quadradinhos e essa entrevista fez com que ele fosse contratado pela DC Comics para consultor educacional e mais tarde criou a heroína que segundo ele, foi concebida para criar um padrão entre as crianças e jovens de uma feminilidade forte, livre e corajosa; para combater a ideia de que as mulheres são inferiores aos homens, e para inspirar as meninas a terem auto-confiança e a se realizarem no esporte, nas ocupações e profissões monopolizadas por homens, porque a única esperança para a civilização é a maior liberdade, desenvolvimento e igualdade das mulheres em todos campos da atividade humana. A mulher Maravilha criou sem dúvida uma mudança nas mentalidades ao longo da história e foi um sucesso mundial tanto nos livros de quadradinhos como mais tarde na TV na década de 70 com a famosa actriz Linda Carter.
 
Mulher Maravilha 01
Mulher Maravilha 02
Mulher Maravilha 03