O 3D no mundo dos negócios
Quando falamos em 3D, é comum pensar quase que imediatamente em vídeo jogos, filmes de animação e efeitos especiais em grandes produções de Hollywood onde são movimentados anualmente biliões de dólares no mundo inteiro. Mas a utilização do graphic 3D vai muito além das áreas mencionadas, muito devido à popularidade de grandes softwares de animação 3D que após uma enorme evolução dos computadores, se tornaram acessíveis praticamente a todos os artistas gráficos, entusiastas, etc. O mercado de uma forma geral foi o mais beneficiado, conseguindo exibir, exemplificar, simular, etc. os seus produtos e serviços de um modo mais real e de melhor compreensão.
Áreas como engenharia, medicina, aeronáutica entre outras, tornaram-se ainda mais eficazes e seguras em parte devido ás simulações rigorosas e reais em 3D. Mas falando de áreas mais simples e populares, sem dúvida o mercado imobiliário ganhou muito com esta tecnologia, após passar décadas com anúncios em panfletos e outros tipos de propaganda condicionadas a textos, maquetas assim como stands com projetos de arquitetura em papel, o 3D mudou tudo e facilitou a forma de anunciar e convencer o cliente a comprar.
O vídeo e imagens estáticas de alta qualidade e realismo, começaram a fazer parte de qualquer campanha de promoção de casas, escritórios, edifícios, hotéis, empreendimentos turísticos e tudo o que possamos imaginar no setor imobiliário. Toda esta corrida pelas vendas fez com que quem contrata um artista 3D cada vez seja mais exigente com o resultado final, o que também causou um aperfeiçoamento e capacitação cada vez maior dos artistas que na maior parte das vezes começaram a se interessar primeiro por design gráfico evoluindo depois para o design 3D, animação 3D, efeitos visuais, etc.
É o caso do Designer e artista 3D Jonas Bernardi que deu os primeiros passos nas pequenas ilustrações dos quadradinhos com apenas 12 anos e a sua paixão pela arte e design evoluiu ao longo da vida até se formar em Desinger de produto na Universidade Presbiteriana Mackenzie. De lá pra cá foi-se especializando em ilustrações 3D dedicando-se ao Maya para formas e animações mais orgânicas e ao 3DS MAX para a área arquitetônica onde tem desenvolvido o seu brilhante trabalho nos últimos anos. As imagens que se seguem são da autoria do Jonas, realizadas para vários estúdios, agências e clientes. Vale a pena apreciar a perfeição e realismo.