O que é e como criar o "CATCHLIGHT" nos seus retratos

No mundo da fotografia profissional, os retratos são essenciais em qualquer portfólio, independentemente da área de atuação, todos os fotógrafos fazem alguma vez um retrato. Mesmo que esse retrato não seja com uma
finalidade comercial, temos a certeza que você sempre quererá fazer o melhor retrato da sua vida, criando uma imagem que diga o máximo possível sobre a pessoa fotografada ou um sentimento que você quer passar.
Está claro para qualquer fotógrafo, que os olhos são um elemento de extrema importância nos retratos e que quanto mais realce tiverem, mais expressiva será a imagem. A luz é imprescindível para um maior realce dos olhos, podendo fazer uma grande diferença no resultado final principalmente se usarmos a técnica CATCHLIGHT.
 
 

O que é o CATCHLIGHT?

O Catchlight (em Português: capturar, pegar, apanhar a luz), é nem mais nem menos que o reflexo da luz principal, nos olhos da pessoa ou ser vivo retratado, adicionando assim vida, profundidade e expressão.
 
Fotografía de: Roberto D’Antoni
 

Como é feito o Catchlight?

Como dissemos anteriormente, estes reflexos nos olhos são criados através de uma fonte de luz que pode ser natural ou artificial e que essencialmente dependem do ângulo da captura, posição da fonte de luz e distancia entre os olhos do retrato e a sua fonte de luz. Podemos dizer que os fatores que determinam esses reflexos e que devemos ter atenção são:
  • Luz principal e luz de preenchimento.
  • Distancia entre a fonte de luz e o sujeito.
  • Posição da Câmera.
  • Ângulo e altura de todos os componentes.
Vamos então ver algumas recomendações para obter o melhor resultado possível.

Fotografando em interior com luz artificial

Numa configuração de estúdio e caso tenha acesso a vários tipos de luz, sugerimos que use e abuse de todos os tipos de luz disponíveis para que possa ver as diferenças e quais se ajustam melhor ao resultado pretendido. Nunca é demais lembrar que podem ser usadas diversos tipos de formatos de lâmpadas, diversas quantidades, etc.
Na imagem seguinte foi usado um anel de luz com 8 lâmpadas.
Fotografía de: George Schizas



Exterior ou interior com luz natural

Utilizando a luz natural, é sem dúvida a opção mais difícil e que requer um pouco mais de trabalho e paciência. Sugerimos que mantenha o seu modelo na sombra e sempre com o olhar na direção do sol (não diretamente, uma vez que não conseguiria manter os olhos abertos) e utilize um refletor de preferência de baixo pra cima para poder iluminar de um modo geral o seu modelo.
Se você está fotografando em interior e tiver acesso a uma janela, pode testar a luz natural da janela como no exemplo da foto a seguir, em que o catchlight foi feito desse modo com a janela a mais ou menos 45 graus em relação ao modelo. Tente sempre que o efeito de luz esteja o mais próximo possível da íris dos olhos e na direção do olhar. A quantidade de catchlight dependerá do tamanho da fonte de luz e da distancia a que se encontra do modelo.
 
Fotografía de: JANAE HARDY
 
Foto catch 01
Foto catch 02
Foto Seq 08
Foto Seq 07
Foto Seq 11
Foto Seq 13
Anel Luz2
Anel Luz3
Anel Luz4
 
Esperamos que este artigo tenha ajudado todos aqueles que apreciem esta técnica e que de agora em diante possam desenvolver um pouco mais este recurso, mas não esqueça que a dica principal é treinar, treinar, treinar.
 
 

Outros artigos